Chikungunya

Chikungunya é uma doença viral transmitida ao Homem pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os mosquitos disseminam o vírus principalmente durante o dia.

Geralmente é transmitido de mosquitos para humanos, no entanto o Chikungunya pode ser passado da mãe para a criança durante a gravidez ou no nascimento.

No entanto, durante os surtos, o vírus pode ser transmitido de humanos para mosquitos e de volta para os seres humanos.

Sintomas

Durante o período habitual de incubação de 3 a 7 dias, aparecem sintomas característicos, incluindo febre, dor nas articulações, erupção cutânea, dores de cabeça, fadiga, problemas digestivos e conjuntivite (olho vermelho). 

Dor ou rigidez articular grave aparece após a febre e dura várias semanas ou meses, às vezes anos. Essa dor pode resultar numa imobilidade quase completa das articulações afetadas .

Foram relatados alguns casos de distúrbios neurológicos, incluindo síndrome de Guillian-Barré, paralisias, meningoencefalite, paralisia flácida e neuropatia.

Prevenção e Tratamento

A melhor prevenção é usar um produto com 50% de DEET para evitar picadas de mosquito complementadas por mosquiteiros.

Como não há vacina ou medicação específica para o Chikungunya, recomenda-se também o tratamento de suporte para o tratamento sintomático da febre e da dor.

Se suspeitar que tem Chikungunya, procure tratamento médico imediato e mencione que
viajou para uma zona de vírus Chikungunya.

Chikungunya

Áreas de risco