Febre Amarela

A Febre Amarela refere-se ao amarelecimento da pele e dos olhos (icterícia).

Os mosquitos que causam a febre amarela são particularmente ativos durante o dia, especialmente ao nascer e ao pôr do sol.

Sintomas

O período de incubação (tempo desde a infeção até os sintomas) é geralmente de 3 a 6 dias.

A maioria dos doentes recupera sem esforço em menos de cinco dias e apresenta sintomas como febre repentina, calafrios, dor de cabeça, dor nas articulações e nos músculos, diminuição do apetite, dor abdominal, dor nas costas, náuseas, vómitos, fadiga e desidratação.

Em 15% dos casos, a febre volta e, após a dor abdominal, começa a lesão hepática, provocando o amarelecimento da pele, aumentando o risco de choque, hemorragia interna e insuficiência renal. Metade desses doentes falecem do vírus em 10 a 14 dias.

Prevenção e Tratamento

A melhor prevenção é utilizar um repelente com 50% DEET para evitar a picada do mosquito juntamente com redes de proteção contra mosquitos. 

Não há cura para a febre amarela. Os indivíduos infetados devem ser hospitalizados. A rápida deterioração dos órgãos geralmente significa permanecer na unidade de cuidados intensivos, onde um tratamento sintomático, incluindo reidratação e alívio da dor, é recomendado.

Aqui, novamente, a prevenção é fundamental, e as pessoas que viajam para países afetados pela doença devem ser vacinadas contra a Febre Amarela.

Além disso, deve sempre usar uma rede e um repelente de insetos quando estiver ao ar livre. Uma exposição curta é suficiente para uma potencial picada de mosquito.

Se suspeitar que tem Febre Amarela, procure cuidados de suporte imediatos para aliviar os sintomas e mencione que viajou para uma zona de Febre Amarela.

yellow fever

Áreas de risco