Febre da Dengue

A Febre da Dengue é uma doença infeciosa transmitida por mosquitos, encontrada em mais de 110 países. É principalmente transmitido por mosquitos do tipo Aedes, principalmente A. aegypti.

Os mosquitos fêmeas disseminam o vírus durante a madrugada e à noite. O início da doença ocorre entre 3 a 14 dias após a picada.

Sintomas

Os sintomas habituais do tipo gripal que aparecem 3-14 dias após a picada incluem febre, dores de cabeça, dor nas articulações, náuseas, vómitos ou erupção cutânea.

Em casos raros, as pessoas com Dengue desenvolvem sintomas de febre hemorrágica de Dengue alguns dias após a picada, incluindo sangramento do nariz ou gengiva, fadiga, dor abdominal intensa, vómitos constantes e dificuldade em respirar.

Embora a Dengue grave possa levar ao síndrome do choque mortal, quase todas as pessoas afetadas sobrevivem com cuidados médicos adequados.

Prevenção e Tratamento

Como não há tratamento antiviral específico, os cuidados de suporte com analgésicos, reposição de líquidos e repouso geralmente são suficientes para a Dengue sem complicações.

Nos casos de doença severa, os doentes geralmente são monitorizados numa unidade de cuidados intensivos.

Se suspeitar que tem Dengue, procure tratamento médico imediato e mencione que viajou para uma zona com Febre da Dengue.

É essencial utilizar um repelente de insetos adequado para prevenir a picada de mosquitos nas zonas afetadas.

dengue

Áreas de risco