Malária

A malária é uma doença grave, por vezes fatal, causada pelo parasita Plasmodium sp. e transportada pelo mosquito Anopheles sp.

A malária mata mais de 400 000 pessoas todos os anos, maioritariamente em África. 
Os mosquitos fêmea disseminam os parasitas da malária. Quando os mosquitos sugam o sangue das pessoas infetadas que contém parasitas, eles transportam-nos para a próxima pessoa que picam e disseminam assim a doença.
Não existindo nenhuma vacina para a malária, é recomendado a consciencialização, prevenção da picada, quimioprofilaxia (uso de comprimidos para prevenção da malária) para se proteger contra a doença.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são náuseas, dores de cabeça, diarreia, fadiga, dores articulares e musculares, pele amarela, insuficiência renal, convulsão, confusão, febre alta e calafrios. Estes sintomas podem ser fatais quando não tratados dentro de 24 horas.

Prevenção e Tratamento

O diagnóstico precoce salva vidas, reduz a doença e previne a contaminação e a morte. Uma vez a malária diagnosticada o tratamento anti-malária deve ser iniciado. Se suspeitar que tem malária, procure tratamento médico imediato e mencione que viajou para uma zona endémica de malária.

Malaria

Áreas de risco