O vírus do Nilo Ocidental

O vírus do Nilo Ocidental é um membro da família Faviviridae que também inclui o vírus Zika, da Febre da Dengue e o vírus da Febre Amarela.

O mosquito Culex sp. e carrapatos transmitem a doença, que afeta seres humanos, aves, mosquitos, cavalos e outros mamíferos. O período de incubação da doença varia entre 2 a 15 dias após a picada.

Sintomas

8 em cada 10 pessoas infetadas com o vírus do Nilo Ocidental não desenvolvem sintomas.

1 em cada 5 irá apresentar sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, dores nas articulações, vómitos, diarreia ou erupção cutânea.

Embora os doentes recuperem completamente, a fadiga e a fraqueza podem durar vários meses.

Em casos raros (1 pessoa em cada 150), a pessoa infetada pode desenvolver doenças graves do sistema nervoso central (encefalite ou meningite).

Prevenção e Tratamento

As medidas preventivas contra o vírus incluem dormir sob uma rede tratada com inseticida e o uso constante do repelente apropriado para evitar picadas nas regiões afetadas.

Como não há vacina ou tratamento antiviral, os indivíduos afetados aliviarão os seus sintomas com medicamentos de venda livre, enquanto os doentes que sofrem de um caso grave deverão ser hospitalizados para receber tratamento de suporte.

Se suspeitar que tem ou um membro da sua família tem a doença do vírus do Nilo Ocidental, contacte com o seu médico.

west nile

Áreas de risco